terça-feira, dezembro 23, 2008

Onde reside o amor?

Há três remédios que ainda não foram inventados: o remédio para a estupidez, o remédio para a paciência e o remédio para cortar laços. Num mundo perfeito, as pessoas iam à farmácia e pediam uma caixa de comprimidos para o bom feitio, ou umas injecções para os neurónios. Quanto aos laços, não imagino outro objecto senão uma tesoura bem afiada para cumprir a missão.
Alguém devia inventar uma tesoura para cortar laços, sobretudo quando os laços já estão cheios de nós cegos e não há volta a dar. À falta de um objecto contundente que serviria para cortar o mal pela raiz, restam os procedimentos habituais: bater com a porta, deixar de telefonar, não atender chamadas, fazer exercícios de abstracção, em suma, fechar o coração.
FECHAR o coração é um exercício duríssimo para quem o tem. Não estou a falar dos já aqui citados donuts que alguns seres humanos escondem, nos quais as setas do Cupido se atravessam sem provocar a mais leve ferida, caindo no vazio do buraco negro de forma inconsequente. Estou a falar de pessoas com coração, que sabem dar e receber amor. Quem deixa um grande amor para trás carrega grilhetas tão ou mais pesadas do que aquele que fica sentado, pregado na pedra do porto, como canta Chico Buarque. Bater com a porta requer coragem, concentração e muita força de vontade. É preciso saber desistir e hoje em dia ninguém gosta de desistir de nada, muito menos do amor, até porque o amor é um bem escasso que facilmente se confunde com entusiasmo, atracção física, tesão, paixão ou entendimento. Mas afinal o que é o amor, senão uma soma nada matemática que engloba todas estas sensações, sentimentos e estados?
Há algum tempo que desisti de definir o amor e passei a concentrar-me em entender onde reside o amor. Isto porque acredito que o amor em si não existe, o que existe são provas de amor. Logo, essas provas podem estar à vista de todos. E é por esta ordem de ideias que as pessoas ficam noivas, trocando promessas e anéis, e depois se casam, trocando mais promessas e mais anéis. As celebrações amorosas servem para selar o amor. Por outro lado, as rupturas amorosas não seguem preceitos nem rituais; cada um faz o melhor que sabe e aguenta-se como pode, engolindo a mágoa do conformismo, ou remando contra a maré. Como escreveu Truman Capote – que por acaso jogava na equipa dos donuts – a morte de um sonho é tão triste e dolorosa como a própria morte, merece por isso o respeito e silêncio para com aqueles que a sofrem. Quando alguém desiste de um amor, está também a desistir de um sonho que já acalentou. E é muito difícil desistir. Abdicar de um amor dói, e essa dor dura, demora a partir. É como viver com uma pedra encostada à garganta.
Quem quer mesmo desistir tem de conseguir cortar o mal pela raiz, antes que os laços se tornem nós à volta do pescoço e do coração. É preciso pegar na tesoura e zás, cortar sem dó nem piedade, e sobretudo sem olhar para trás, sob o risco de reviver o mito daqueles que, ao partir de Sodoma e de Gomorra, se transformaram em estátuas de sal.


«É preciso acreditar como da primeira vez, é preciso confiar, é preciso pensar que a tal pessoa certa para nós existe mesmo e que todos podemos ter sorte na vida.»


«Não é fiel quem quer, é fiel quem pode»


«Dantes as pessoas encontravam-se, agora andam aos encontrões.»


«O sexo é como o universo: infinito, misterioso e eterno.»


«A monogamia não é uma escolha, é uma vocação.»


«O prazer é como uma caixa de bombons suíços, temos sempre vontade de lá voltar.»


«Acredito que a infidelidade é uma armadilha; primeiro abraça-nos e depois estrangula-nos.»


«Não há nada mais importante do que investir no nosso coração. E no coração daqueles que amamos, ainda que nem sempre o mereçam. Quem não investe no coração, pode ganhar muito na vida, mas não ganha o amor nem a generosidade alheia. Investir no coração é investir na continuidade e na continuação da nossa vida; é como ter filhos e investir neles, ficamos um passo mais perto da eternidade.»


« Será verdade que os homens amam o que desejam e as mulheres desejam o que amam?»


By Margarida Rebelo Pinto


As setas do cupido andam sempre por aí, a ser lançadas para várias direcções. Pena que a pontaria não esteja afinada e elas nunca ou poucas vezes acertem nos corações certos... O amor é mesmo assim: um conceito eternamente indefinido.
E porque é tempo de festas, um feliz natal.



All I Want For Christmas- Mariah Carey -

segunda-feira, dezembro 15, 2008

A simplicidade é o segredo

Ás vezes questiono-me do que seria a minha vida sem tudo aquilo e todos aqueles que me têm vindo a rodear nestes últimos tempos.
Não sei se este sorriso que trago seria possível se não tivesse a minha vida preenchida com quem a preenche. Não sei se esta vontade de viver seria possível se não tivesse os meus dias preenchidos com aquilo que os preenche. Não sei se esta esperança que carrego existiria se o meu espaço e o meu tempo fossem apenas um vazio. Não sei se olhando para a frente, tentando alcançar um horizonte, visse um nada em vez deste tudo que mesmo sendo um nada, não parece ser o nada que é.
No entanto, e apesar de ter consciência que não teria ultrapassado tantas decepções, mágoas e angústias sem o apoio do que me tem erguido, começo também a questionar o porquê de as pessoas quererem sempre complicar o que poderia ser - e é - tão simples. Porque eu acredito que a vida é simples! Se não fossem todos os obstáculos que o ser humano teima em pôr no caminho...dele próprio e dos outros.
O amor é simples. A amizade é simples. O carinho é simples. Os laços são simples. O sorriso é simples. As lágrimas são simples. O olhar é simples. O ouvir é simples. O falar é simples. Dar a mão é simples. A harmonia é simples. O equilíbrio é simples. As palavras são simples...

"A vida é feita de coisas simples. A vida simples é feita de coisas. A vida, de coisas simples é feita. A vida de coisas feita, é simples. As coisas simples, fazem a vida. As coisas simples, são feitas de vida. As coisas, fazem a vida simples. As coisas, de vida simples são feitas. Simples são as coisas de vida feita. Simples é a vida que é feita de coisas. Simples são as coisas que fazem a vida. Simples são as coisas de que a vida é feita. Portanto, a vida é feita de coisas simples. E enquanto a vida for feita de coisas simples, a vida é simples. Nós é que a complicamos!"

Sabes o que te digo? Abre a mente. Abre o coração. Abre os braços. Agarra a simplicidade da vida! A minha, a tua, a de todos! Não há necessidade de complicar, o nosso destino é este...Esperas demais. Espero demais. Todos esperam demais! Se reparares és livre. Se reparares o teu tempo é certo. O meu tempo é certo. O tempo de todos é certo. A nossa vida é certa! Para quê complicar? Para quê?!? A vida é simples, feita de coisas simples. E por essas coisas serem simples é que a vida se torna assim: tão simples!
Eu ainda acredito. Eu ainda quero viver a simplicidade da vida esquecida por muita gente. Vive comigo...gosta de mim...dá-me um beijo...dá-me um abraço...dá-me a mão...dá-me amizade...dá-me amor...faz-me companhia...acarinha-me...lembra-te de mim...simplesmente!

Jason Mraz - I'm Yours

Well you done done me and you bet I felt it
I tried to be chill but you're so hot that I melted
I fell right through the cracks, now I'm trying to get back

Before the cool done run out, I'll be giving it my bestest
And nothing's going to stop me but divine intervention
I reckon it's again my turn to win some or learn some

But I won't hesitate no more, no more
It cannot wait, I'm yours

Well open up your mind and see like me
Open up your plans and damn you're free
Look into your heart and you'll find love love love love

Listen to the music of the moment people, dance and sing
We're just one big family
And it's our God-forsaken right to be loved loved loved loved loved

So I won't hesitate no more, no more
It cannot wait, I'm sure
There's no need to complicate, our time is short
This is our fate, I'm yours

D-d-do do you, but do you, d-d-do
But do you want to come on
Scooch on over closer dear
And I will nibble your ear

I've been spending way too long checking my tongue in the mirror
And bending over backwards just to try to see it clearer
But my breath fogged up the glass
And so I drew a new face and I laughed

I guess what I be saying is there ain't no better reason
To rid yourself of vanities and just go with the seasons
It's what we aim to do, our name is our virtue

But I won't hesitate no more, no more
It cannot wait, I'm yours

Come on and open up your mind and see like me
(I won't hesitate)
Open up your plans and damn you're free
(No more, no more)
Look into your heart and you'll find that the sky is yours
(It cannot wait, I'm sure)

So please don't, there's no need
(There's no need to complicate)
There's no need to complicate
(Our time is short)
'Cause our time is short
(This is our fate)
This is, this is, this is our fate
I'm yours

Oh, I'm yours
Oh, I'm yours
Oh, whoa, baby you believe I'm yours
You best believe, best believe I'm yours


">

Im Yours -

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Sunshine in my heart and soul!

Palavras para quê quando, de repente, descobrimos que a realidade à nossa volta é muito melhor do que aquela que tinhamos construída na nossa mente?

Os sentimentos de alívio e tranquilidade continuam... as surpresas são uma constante... o sorriso mantém-se aberto... e o olhar continua a brilhar!

A acompanhar esta fase positiva, este grupo. Já agora, venha mais um fim de semana de fon-fon-fon! E este, é prolongado! :)

http://www.youtube.com/watch?v=PZ5AcJFJ2NQ