quarta-feira, abril 15, 2009

Os nossos problemas apenas existem na nossa memória

Algo acontece. O teu telemóvel cai da mesa e espatifa-se no chão. Não volta a funcionar. Assim que este problema ocorreu, ele deixou de existir. A cena do telemóvel a cair, espatifando-se no chão, pedaços a voar e depois tu a tentares montá-lo e ligá-lo apertando por diversas vezes os seus botões, fica armazenada na tua mente. Ela não existe mais. O que farás com esta experiência é o que irá definir a tua vida daqui para frente, mesmo num episódio parvo como este do telemóvel.

Os problemas que julgamos ter, de facto, só existem na nossa memória e esquecê-los é bem mais fácil do que se pensa. Acontece que a maioria das pessoas alimentam-se destas memórias “más” fazendo com que elas as mantenham vivas e em correspondência com o mundo.

UMA TÉCNICA PARA APAGAR PROBLEMAS NA MEMÓRIA

Há situações em que alguém nos magoa e tomamos aquilo como verdade. Ouvimos aquela voz alta dentro da nossa cabeça a dizer aquele monte de coisas más sobre nós e lamentamos a todo momento termos ouvido aquilo, alimentando as nossas memórias tristes, comprometendo a nossa auto-estima e destruindo os planos futuros de conquistas.

Uma técnica para lidar com isto é muito simples e fácil de praticar:

Primeiro visualiza a cena mentalmente. A cena em que a pessoa te ofende. Imagina-a de forma nítida, com todas as cores e com todos os sons.
Agora coloca a cena num quadro emoldurado.
Começa a diminuir o tamanho desse quadro e assim, vais diminuir esse episódio, levando-o para o canto esquerdo da tua mente.
Enquanto diminuis o tamanho do quadro começa a escurecê-lo até que fique desfocado.
Distorce os teus sonhos e, sempre que possível, adiciona uma voz engraçada na boca da pessoa que te está a ofender, na tua visualização da dita cena.
Coloca-a bem pequenininha no canto esquerdo e olha para ela mais do que uma vez: as cores estão distorcidas, escurecidas e os teus sonhos engraçados!
Já está! Repete estes passos de oito a dez vezes com a mesma cena e verás que quanto mais repetires este exercício mental, menos te lembrarás da cena original das ofensas.
Este exercício pode ser feito com qualquer situação “má” que possa ter-te acontecido e marcado. De facto, às vezes somos muito incompetentes a lidar com problemas tão estúpidos como perder uma quantia irrisória de dinheiro ou não estar com o cabelo bonito para uma festa. Somos NÓS que decidimos quais são os nossos problemas. NÓS! Logo, decide não ter problemas e apenas situações reais com as quais tens que lidar.

Há alguma situação recente que tenhas vivido e que, em vez de te lamentares, tenhas decidido ser feliz e agir?