segunda-feira, agosto 21, 2006

Não gosto de montanhas russas mas sou obrigada a andar nelas!...


A vida consegue ser mesmo matreira, ou malvada, nem sei bem que termo utilizar. Uma pessoa não pode dizer ao mundo que está feliz que “puft”…de repente tudo se desmorona.
Sei que não se pode estar sempre de bem com a vida. Que se assim fosse, as pessoas deixariam de dar valor às coisas simples do dia-a-dia mas que têm o grande dom de provocar em nós um sorriso. E um sorriso é sempre tão precioso!... Para quem o cria e para quem o admira. Um sorriso tem sempre a magia de criar outro sorriso!
No entanto custa não poder estar feliz. Custa constatar que as fases de felicidade são sempre mais curtas…o que não deixa de ser injusto para quem não faz mal a ninguém…
Mas foi tão bom! Devia ter aproveitado mais (é sempre o que uma pessoa pensa quando as coisas boas acabam) … Do céu passei para o inferno e do inferno saltei para a terra, onde tudo tem uma racionalidade tão cruel!...
Enfim, apenas divagações. Agora resta continuar a lutar para me manter erguida…aparentemente forte como muitos julgam…fria e antipática como muitos pensam…enquanto aqui dentro tudo se despedaça e, num turbilhão, se tenta recompor como se de um puzzle se tratasse. Eu não me importo com o que a minha aparência transmite. Importa-me a consciência. Importa-me ter a noção de que sou um ser humano, coisa que muita gente não é nem consegue ser.
A minha luta é sempre por um novo sorriso…e espero nunca desistir de o fazer.

Patrícia Pinto


A EVIDÊNCIA DO SER

"A verdadeira evidencia do ser
Está nos pormenores da existência.
Somos pedaços ocos
De matéria orgânica fragmentada.
Seres estranhos a nós próprios
Com pensamentos devassos
Escalavrados pelo tempo
E esquecidos na memória das palavras
Que ecoam ao ouvido
Durante segundos de existência.

O medo já não assusta
Quem perdeu tudo e mais alguém
Fica a tristeza da saudade
E a mágoa da lembrança
Do que foi e já não é
Do que havia e já não há!

Ao longe vai crescendo a angústia inefável
Da mutabilidade irreparável
Desta montanha-russa a que chamamos vida."

by Ana Marta

8 comentários:

Eskilodosboskes disse...

É preciso caminhar de cabeça erguida nesta vida de altos e baixos. QUem te conhece nao te considera fria e antipática, quer se dizer...ok só às vezes lol. Mas a força interior é que nos ajuda a superar momentos menos bons.

Anónimo disse...

Olé...
Leia-se o seguinte poema desse ser que é qualquer coisa :
" Verdes são os campos

Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.

Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.

Gados que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendereis;
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.

Luís de Camões "

De facto tudo na vida além de ser a sua própria essência, não passa daquilo que provoca em nós! Ou seja, a percepção (sentimental / racional ) que temos dos momentos da vida é que nos fazem sentir bem / mal, etc.

Para mim, o melhor da vida é usar o Coração, repare-se que a Razão isoladamente jamais leva alguém à felicidade pelo que o Coração deve ser sempre um aliado de força nessa luta constante ...

Pat disse...

Não sei quem és...
Mas obrigado pelas palavras que deixaste. Muito acertadas e reconfortantes...
Bjo*

Luís Gachineiro disse...

a vida é mm assim, dificíl, e nem sempre alegre, cabe-nos a nós tentar dar cor, se deixarmos andar, as coisas tornam-se cada vez mais cinzentas, se tivermos atitude (é mesmo essa a palavra que tantas vezes ouvimos), as coisas acabam por ser mais coloridas.. A vida acomodada, parece que não dá chatices, mas é errado, é a que mais dá chatices, às vezes fazemos escolhas que nos são mais fáceis e mais comodas e não nos dão trabalho nem nos obrigam a grandes mudanças, mas essas mesmas escolhas, muitas vezes levam-nos para o abismo... a vida é mesmo assim... nem tudo o q parece certo o é, às vezes o que parece errado, é o caminho acertado... não sei se isto faz muito sentido ou não, nem sei se percebeste, mas fui debitando e saiu isto...
eu admito.. sou um bocado acomodado... mas não gosto... vou tentar mudar..

bacci from gacci

bjsssss

Anónimo disse...

"aparentemente forte como muitos julgam…fria e antipática como muitos pensam…enquanto aqui dentro tudo se despedaça".
Vejo algo em comum...
Posso continuar adivinhando o que de resto se passa?... Decerto "tentando dar a minha mão àqueles que dela precisam...dedicando o meu tempo aos outros para me abstrair um pouco daquilo que se passa na minha própria vida...mas "estou bem"...como a resposta que dou não a todos os que perguntam, mas apenas aos que a querem ouvir..."
Não é?...

Anónimo disse...

E desculpa a invasão...
Não nos conhecemos, mas naveguei até chegar ao teu blog e vi no teu texto algo em comum comigo mesma, foi só!
Sorry...

Pat disse...

Acredita q qd li o q escreveste me revi a mim tb... Coincidências! Se não tivesses escrito aquelas palavras decerto escreveria-as eu num dia destes...
Afinal nunca podemos pensar que somos os únicos a ter determinados sentimentos...Pelo menos, já somos duas.
Passa sp que quiseres. Partilhar é bom.*

Anónimo disse...

( O anónimo seguinte ao post de "Counai´s Gome´s" nada tem a ver com os outros mais abaixo. )